Como elaborar uma pregação para jovens | Dicas essenciais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Pregar para jovens é sempre um grande desafio, porém, alguns elementos se observados, podem fazer toda a diferença na hora de preparar um sermão para essa juventude abençoada!

A juventude de hoje em dia, tem sido muito bombardeada pelos modismos e sutilezas do mundo espiritual, que sorrateiramente, vem introduzindo uma frieza e falta de temor numa geração, que muito confundem liberdade, com libertinagem.

O objetivo deste post é auxiliar a você pregador, líder de célula, mocidade, quanto a trazer uma mensagem de tópicos e temas atuais para jovens, sem perder a base central de qualquer pregação, Jesus Cristo e sua divina revelação para a humanidade, independente de qualquer idade, a Palavra de Deus.

Vejamos então, alguns itens importantes para que sua pregação alcance aos corações da juventude, sendo de forma carismática, porém, sem perder as bases do evangelho e alcançando sempre o objetivo final de uma pregação, seja ela para: exortar, edificar, consolar, aconselhar, mas sobretudo, o arrependimento e o convite para a salvação em Cristo Jesus.

Conheça e domine a Palavra de Deus

Conhecer a Palavra é o principal cunho para uma pregação eficaz em qualquer situação, independente do público alvo. Mas, em se tratando, principalmente para a juventude, procure usar exemplos de passagens bíblicas, onde vemos muitos que apesar da pouco idade, foram usados por Deus e causaram impactos em suas gerações.

Muitos são os exemplos, como: José, Davi, os 3 jovens da fornalha (Sadraque, Mesaque e Abdnego), a própria história de Daniel, os conselhos de Paulo a Timóteo, entre outros…

pregando para jovens a palavra de Deus

Escolhe um desses jovens, e pregue em cima do tema e personagem escolhido. Pesquise sobre os costumes da época, a situação histórica, econômica e política em que viviam, e sobretudo o amor, temor e vitórias por servirem e amarem a Deus.

Para pregações em congressos de juventude, estudos bíblicos em célula ou grupo de pessoas, esta comparação ajuda muito a compreenderem, que se estes jovens conseguiram pela fé e obediência obterem conquistas em Deus, os jovens de hoje também conseguem!

Seja extrovertido, sem perder o foco do tema principal

Elabore no seu sermão, algumas perguntas e descontrações, para que o jovem se simpatize e mantenha a atenção em sua pregação.

Isto, não quer dizer exatamente que você precisa ser engraçado! Até porquê, cada pessoa possui um jeito de transmitir a mensagem. Mas você consegue prender a atenção sem precisar “arrancar gargalhadas” das pessoas.

Uma interação bem legal, é usar de técnicas de repetição, porém com doses moderadas, para não se tornar cansativo, do tipo:

– diga para o irmão que está ao seu lado;

– repita comigo;

Para isso, independente de sua idade, pregador, procure se atualizar com temas atuais dos jovens de hoje em dia. Principais meios de comunicação, linguagem contemporânea, modas e outras afinidades que a geração de hoje em dia procura.

Pode parecer sem importância, porém, cativá-los com temas atuais, trará maior interação e atenção à mensagem que você está disposto a trazer. Mas atenção! Tenha em mãos sempre as suas anotações, porque dependendo do rumo e proporção do tema em questão, você poderá perder o foco da mensagem principal!

Procure para isso, não perder muito tempo com este momento, porém, esteja preparado para as perguntas, caso haja! Se for uma pregação num culto público, fica mais fácil, pois, não se abre muito espaço para perguntas e respostas.

O importante, é saber a hora de começar e a hora de retomar o raciocínio!

Mensagem com começo, meio e fim

Não importa, o tempo que irá durar a mensagem que estás disposto a trazer! Mas a pregação precisa ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).

Para isso, precisarás investir tempo em elaborar num rascunho o sermão. Anote, leia a bíblia e ensaie a sua fala. Pregadores mais experientes dominam melhor essa questão de aproveitar o tempo quando se prepara um sermão, estudo ou pregação.

pregação para jovens

Mas se está começando agora, é importante se preparar nesta questão oral, dicção das palavras. Procure ter sempre um dicionário por perto, tanto bíblico, quanto um dicionário bíblico.

Uma dica muito interessante, que você pode aplicar se estiver começando, é dividir o assunto em partes numeráveis, tipo:

– 3 atitudes que Davi tomou e você precisa aplicar;

– 3 conselhos práticos para que você seja um jovem cheio da unção;

– 5 motivos para você buscar a santidade;

– 4 conselhos para uma vida vitoriosa;

E por aí vai…

Isto te ajudará no domínio do tempo e desenvolvimento do assunto. Quanto mais conteúdo e dados com fontes confiáveis houver, maior será a sua confiança em transmitir, e maior atenção do público ao lhe ouvir.

Quando perceber que é o momento certo para encerrar, e não se torne cansativo, vá direto ao ponto de conclusão, reflexão e suscite um breve resumo do que foi pregado e conclua com precisão.

Se prepare para ser um canal

Quer mesmo que sua pregação traga resultados imensuráveis? Então, se prepare para ser um canal de Deus para as pessoas!

Entenda, que não é você que traz o fogo! Exaltando palavras, gritando ou impostando a sua voz! Cada pessoa, tem o seu estilo de pregar, e isto é louvável! Mas o verdadeiro fogo, vem de Deus!

A parte de estudar e separar um tema, deve ser sempre instruída pelo Espírito de Deus! Você deve orar ao Senhor e se consagrar para transmitir a Sua santa Palavra, e permitir ser voz de Deus ao povo através de sua rica Palavra.

oração pelos jonevs

Invista alguns minutos também, em oração, consagração, jejum. Peça a Deus sabedoria, unção e direcionamento.

Em 2 Timóteo 3:16,17 diz: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

A sua parte em se preparar para estudar, é muito importante e deve ser feita, a bíblia deve ser sempre a base, porém, a melhor e mais edificante pregação, é quando esta é direcionada pelo Espírito! Para isso, você deve estar totalmente em conexão com Ele e deixá-lo que conduza o rumo da pregação!

Quantas e quantas vezes, vimos e ouvimos o Espírito Santo, direcionando o pregador para uma outra linha de raciocínio, e mesmo que sem às vezes entendermos, só obedecemos e trouxe grande edificação para o povo e salvação de almas!

Quando percebemos, aquela mensagem foi direcionada a alguém que o Espírito quis falar! Esteja pronto para isso! Não deixe de falar o que Ele te direcionar!

Às vezes será uma última oportunidade que Deus estará dando para alguém que Ele quer falar! Mas como disse acima, isto dependerá muito de sua preparação, consagração e submissão à vontade de Deus. Isto só é possível com jejum, oração e conhecimento da Palavra de Deus!

Nunca se deixe levar por elogios e vanglórias, quanto à pregação! A glória é sempre do Senhor! Você foi apenas canal de Deus, um vaso usado pelo Senhor!

jovens cristãos se rendendo

Como elaborar pregação para jovens, palavras finais

Por mais que possa parecer um grande desafio pregar para os jovens, tentei neste post, destacar alguns conselhos práticos para a elaboração de um sermão regado de unção vinda de Deus, e um bom preparo do pregador.

A Palavra de Deus deve sempre ser pregada com veemência e fidelidade ao texto, mesmo que possa parecer às vezes um pouco “duro” o sermão! Nunca desvie da verdade ou use palavras para aliviar a intensidade do texto original da Palavra do Senhor, independente se for jovem, adulto, crianças…

Se a Palavra de Deus diz meu irmão, fale o que está escrito sem medo!

Compartilhe conosco abaixo, alguma experiência que viveu, seja como ouvinte ou mesmo pregando.

Sua participação ajudará em muito para a edificação dos leitores deste blog, bem como, pontos importantes e indispensáveis, que você enxergue que nunca podem faltar numa pregação para jovens!

Fique à vontade, e que Deus lhe abençoe!

 

Como elaborar uma pregação para jovens | Dicas essenciais
4 (80%) 8 votes
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

18 Comentários

  1. uma das coisas que mais gosto de fazer é pregar a palavra de Deus, e isto para todas as idades de pessoas,mais precisamente os adultos, pôs eles são realmente mais exposto e disposto a ouvir e se envolver com as mensagens, tenho aproveitado muito bem os conteúdos deste siti, pos são de extrema importancia parta estudos e ou ensinos, Deus abençoe a todos.

  2. Carlos Macuvele

    Sou um jovem apaixonado pelo mistério de Cristo. Um dos pontos que deve se dar aténção no culto dos jovens, é saber relacionar os principais pontos que aprisionam os jovens na vida mundana, dando exemplos biblicos das vitórias dos jovens mencionados na biblia.

  3. Eu, pessoalmente, gosto de concluir chamando as pessoas para um compromisso com Deus, para buscarem uma mudanca de vida.

  4. aparecida teixeira

    paz de nosso senhor seja com todos amei ler este testo as tenho muita dificuldade nas mensagem quando vou ministra fico meia perdida

  5. A paz minha irmã! Fico feliz que tenha ajudado!

  6. Jefferson Souza

    Queria parabenizar pelo conteúdo acima, pois dicas são sempre bem vindas e ajuda muito os pregadores iniciantes e também os mais experientes. Verdadeiramente para uma boa pregação em todos os sentidos são composta por consagração, oração, vida com Deus e domínio da palavra de Deus. Más todos são capazes de levar uma mensagem de esperança e salvação aos perdidos, pois pode ser para uma multidão ou para um pequeno grupo,
    o que vai definir um efeito no que você diz é o que está dentro de você, o Espirito Santo de Deus: é ele que convence dos maus caminhos percorridos. Então meu irmãos esteja sempre preparados teologicamente e principalmente Espiritualmente.
    A paz de Deus a todos.

  7. Alex Jose Pedro

    sempre sonhei em pregar gosto de falar gosto de ler livros histórias em fim mais nunca aprendi a preparar um sermão fico triste com isso parece que nao5tenho dom nenhum

  8. Alex Jose Pedro

    quero aprender a pregar

  9. carlos henrique

    Amém , paz irmão , suas dicas me ajudaram bastante , muito obrigado .

  10. wellington martins

    muito bom parabens

  11. ROBERTO BARROSO DA SILVA

    A paz do Senhor para todos, realmente em alguns casos acontece como foi explicado, preparamos um conteúdo e quando chegamos na hora h o espírito nos conduz de forma diferente. Um beijo no coração de todos.

  12. clailton

    A paz do senhor!
    Muito obrigado pela as dicas que o senhor Jesus lhe abençoe poderosamente que o senhor multiplique seus conhecimentos a cada manhã.Tudo para honra e glória do Senhor.

  13. Fico grato pela boas dicas que o senhor Jesus derrame cada dia em sua vida muitos conhecimentos mais e mais.Deus lhe abençoe meu irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *