Como entender a Bíblia Sagrada de forma mais fácil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Muitas pessoas sentem dificuldades para entender e compreenderem melhor os textos da Escritura Sagrada. Na verdade, sabemos que por mais culto que o homem seja, a verdadeira revelação da Palavra, é o Espírito Santo quem nos concede.

Para Deus falar conosco através de Sua Palavra, precisamos entender que para isso, precisamos estar com o coração disposto a ser mudado pelo poder que há nela, bem como, deixar o Espírito de Deus falar conosco enquanto a lemos.

Dentre o coração quebrantando e a disposição de ouvir a voz de Deus através da bíblia, existem fatores externos, que lhe auxiliarão num melhor proveito e interpretação de passagens bíblicas. Isto se dá ao fato, de muitas vezes determos uma tradução, onde verbos e algumas colocações verbo-nominais, podem trazer uma certa dificuldade em relação à leitura.

Veja abaixo, as 7 melhores dicas pra você entender melhor a bíblia

1- Oração

Todas as vezes antes de iniciar um estudo bíblico, ore antes e peça ao Espírito Santo que lhe revele e faça compreender a Sua Palavra.

2- Dicionário

Tenha sempre por perto um dicionário. Ele facilitará em muito a compreensão exata de textos e colocações verbais. Sublinhe e anote na sua bíblia, a tradução desta palavra.

3-  Ler com calma

Procure separar um tempo do seu dia para estudar a bíblia, e não somente lê-la. É melhor pegar um único capítulo para ler e estudar cada versículo, do que ler dez, e no final não lembrar de nada.

Isto lhe ajudará entender não só o texto, mas como também o contexto de toda àquela passagem que se propôs à estudar.

4- Referências e partes a,b,c…

Uma dica muito importante, é observar as partes contidas nos versículos na sua bíblia. São essas letrinhas que aparecem entre os textos (a,b,c,d…). Eles servem para separar as partes dos versículos, parte a, parte b.

como entender a biblia mais facil

Em muitas bíblias atuais, é possível observar os contextos destas “letrinhas”, na parte inferior, roda-pé da página. Conterá além de referências de outros textos, em bíblias de estudo, trará ainda o significado ou notas para te auxiliar na leitura.

5- Pedir ajuda

Peça ajuda à pessoas mais experientes do que você. Seu líder, pastor, professor de escola bíblica dominical ou amigos que estão há mais tempo servindo ao Senhor.

6- Escola Dominical

Não rejeite à escola dominical. Os temas de estudo das revistas e ensinamentos, estão separados de forma a lhe trazer um aprendizado riquíssimo da Palavra. Além, de ser um local de comunhão, onde poderás tirar suas dúvidas e compartilhar suas experiências com os demais irmãos.

7- Cursos e Métodos comprovados

Para quem deseja se aprofundar no conhecimento bíblico, é imprescindível buscar algo a mais. Participe de seminários e estudos de sua igreja. Se ela ainda não possui, não cruze os braços! Existem milhares de escolas e cursos perto mesmo de sua localidade.

Cursos teológicos, ajudam melhor compreender tanto os textos, como a contextualidade daquela passagem. Como por exemplo: como se vestiam as pessoas daquela época, como eram as casas, a economia, política, costumes, dispensações e etc.

Existem métodos criados por homens de Deus, que estudaram e se dedicaram muito para abençoar as nossas vidas com toda a experiência de anos. E são muito mais em conta, principalmente para quem não tem no momento condições ainda de fazer um curso por exemplo de teologia.

Métodos como este, tem abençoado milhares de irmãos. Você será capaz de compreender a bíblia, tal como um teólogo. Pois, seu ensinamento em muito se compara a excelentes cursos de teologia.

Veja neste link, o que muitos irmãos estão falando de como este método os ajudaram.

<< Clique Aqui Para Assistir aos Testemunhos >>

Conclusão

Bem, essas foram meu amado, algumas das melhores dicas que lhe passei, de como entender a Bíblia Sagrada de um jeito mais fácil e didático. Eu mesmo, faço desta forma.

Algo que muito tem me ajudado muito ultimamente, são os aplicativos e sites de bíblia online, quando preciso encontrar rapidamente versículos que me vem a mente, mas não lembro onde está a referência do livro, é só digitar a palavra-chave que rapidamente aparecem os resultados.

Isto tem me ajudado bastante quando preciso separar e elaborar sermões para aplicar em algum ensinamento ou estudo bíblico do qual irei ministrar.

Qualquer dúvida, podem comentar abaixo.

Fiquem na paz de Jesus Cristo.

Como entender a Bíblia Sagrada de forma mais fácil
5 (100%) 2 votes
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *