Como orar a Deus e ter respostas das orações | Estudo Bíblico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

A oração é algo imprescindível na vida do crente. É muito importante orar a Deus, e manter uma íntima comunhão com o Senhor. Ao contrário, de que muitos imaginam, a oração não é somente petições, e sim, uma conversa com nosso Senhor, onde falamos, mas também, nos disponhamos a  ouvir sua voz.

Precisamos colocá-la como algo que faça parte de nossas vidas diariamente. Devemos ter o prazer de conversar com Deus, e entrarmos em sua presença.

Assuntos que serão abordados neste estudo:

– Como orar a Deus;

– A importância da comunhão com o Espírito Santo;

– A vontade perfeita do Pai.

Por intermédio da entrega de Jesus Cristo um dia, hoje temos total acesso ao Pai. Podemos nos comunicar diretamente a Ele, como um filho conversando com o seu Pai.

Acontece, que muitas orações nossas não são respondidas, por justamente não sabermos como orar ao Senhor. Jesus certa feita disse: pedi e não recebeis, porque pedis mal. Como assim pedimos mal?

Simplesmente, porque pedimos coisas a Deus, que não estão de acordo e alinhadas à sua perfeita vontade para nossas vidas.

A oração, é a chave da vitória na vida do crente. É algo, que devemos praticar constantemente, tanto em momentos bons, como nas adversidades. O fato de não tê-la respondida naquele momento, não quer dizer que o Senhor não ouviu a sua oração.

Nosso Deus, sonda e conhece os nossos pensamentos, o que dirá da oração, que é algo direcionado diretamente a Ele? O que precisamos entender, é que a resposta  vem no tempo em que Ele quer, e não no nosso tempo.

E pra essa resposta, o Senhor pode dizer sim, não ou espere! Então, como posso ter a certeza que minha oração ou petição será respondida? Vamos observar alguns fatores importantes abaixo.

A oração modelo – como orar a Deus

Os discípulos ao perguntarem ao Senhor Jesus, de como devemos orar, Ele responde, ensinando como deve ser,  evangelho de Mateus capítulo 6, à partir do versículo 5.

Em sequência, à partir do versículo 9b:“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Seu nome, vem a nós o Teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como há no céu.”

Jesus ao iniciar a oração, começa exaltando a Deus. Uma atitude de reconhecimento a soberania do Pai, logo após, pede que o seu reino venha sobre nós e seja feita a sua vontade e não a nossa, submissão, e entendimento que a vontade Dele é a melhor para nossas vidas.

Versículo 11: O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12: perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos ao nossos devedores;

Jesus ensina-nos a dar graças pelo nosso alimento diário, e assim, pedir perdão pelos nossos pecados, dívidas e ofensas, mas nos ensina também, que devemos perdoar a quem nos tem ofendido, condição tal, para que de igual modo, Deus nos perdoe.

13- e não nos deixe entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino, o poder e a glória, para sempre, amém.

A oração tem o desfecho rogando a Deus para não deixar entrar em tentação, e exaltando ao Senhor. Aprendemos neste modelo de oração com o Senhor Jesus, alguns princípios básicos de uma oração que é ouvida por Deus.

A importância da comunhão com o Espírito Santo

No evangelho de João 15:7, Jesus ensina que se estivermos Nele, e suas palavras em nós, tudo quanto nós pedirmos, alcançaremos. O que isto nos ensina? A importância da comunhão com Deus e leitura diária da Sua Palavra.

Quer conhecer um segredo pra que suas orações sejam respondidas? Tenha comunhão com o Senhor e ore a Palavra! “Senhor, assim diz a Tua Palavra”…

Se andarmos com o Senhor em sua presença, cultivarmos uma íntegra comunhão, rejeitarmos o pecado, se constantemente orarmos e procurarmos fazer a sua vontade, Ele nos negaria alguma coisa?

Com certeza não! Isto acontece, porque quanto mais andamos com Deus, mais parecidos ficamos com Ele, suas atitudes e seus pensamentos, refletem também em nossas vidas. Paramos de pensar só em nós, pedimos em favor de outros, como também nos preocupamos mais com a necessidade do próximo e o Reino de Deus.

Tudo quanto pedimos, alinha-se à vontade Dele, então de certo, o que pedimos alcançaremos! Precisamos ter esta consciência. Acontece, que muitas vezes, pedimos algo a Deus, que além de não ser algo que precisamos, também nos distanciará de sua presença.

Focamos muito nossas petições em bençãos materiais, mas esquecemos de pedir por coisas que realmente precisamos, e o que são? Sua presença em nossas vidas, forças para resistir às tentações, agradecimento. Se temos algo pra vestir ou comer, devemos agradecer.

Recebemos de Deus, o maior presente que alguém pode dar à outro: o resgate da nossa alma! Outrora estávamos perdidos e sem esperança, mas Ele nos transportou das potestades das trevas, para o Reino do Filho do seu amor, para a sua maravilhosa Luz. Colossenses 1:13

como orar a deus

A sua graça nos alcançou, e nos permitiu alcançar todas as coisas em Deus! Ele tem com certeza um futuro próspero para seus filhos, mas não foque suas orações ao Pai, para pedir-lhe coisas somente para o seu bel prazer, coisas que somente alcançarão a sua vida, e não, do seu próximo também!

Se de fato, estás precisando de algo importante pra ti, peça ao Senhor!

Foque suas orações em amor, agradecimento, reconhecimento e louvor! Deus está à procura de verdadeiros adoradores, pessoas que o amam independente de situações e circunstâncias.

Observe a comparação:

Imagina um pai que tem dois filhos. Um ama o pai. Acorda e pede a sua benção, fala com ele durante todo o dia, é generoso, amigo, obediente.  Não poupa esforços para ver o seu pai, busca estar sempre diante dele, ajuda-o, canta para ele e cuida bem do outro irmão.

O segundo, além de não fazer nada disso, só lembra do pai quando quer pedir-lhe algo. Aí chega diante do pai:

– paizinho querido, como eu te amo, você é o melhor pai do mundo!

Pergunto-lhe: Ao qual filho, o pai estará mais disposto a dar-lhe algo? Por mais que este pai, não faça acepção de pessoas e ama-os de igual modo, o segundo só se achega quando quer algo material, o primeiro, independente de qualquer coisa está perto do pai.

Ainda bem, que o nosso Deus, não pensa como nós humanos, Ele é grande em amor e misericórdia. Aliás, muitas coisas recebemos diariamente Dele, mesmo sem merecer!

Quer ter uma oração respondida, e não ficar ansioso com coisa alguma desta vida, porque destas o Pai cuida! Seja parecido com o primeiro filho (exemplo).

Vontade de Deus

Na oração modelo, que o Mestre nos ensinou, Ele começa dizendo: seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu.

Querido(a), descanse em Deus! Ele conhece as suas necessidades, sabe o que você precisa! Muitas vezes não recebemos o que queremos, porque pedimos mal. O Senhor que lhe conceder o que deseja o seu coração, mas pra isso, você deverá descansar Nele.

Descansar Nele, não é ficar parado! É buscar as oportunidades, tomar a atitudes, fazer a sua parte! Crendo que a Dele, Ele está fazendo! Não pense você que o descansar em Deus é ficar numa rede vendo o dia passar não!

Se você fizer a sua parte, tudo aquilo que é possível a ti, o restante deixa com Ele! Deus é especialista em causas impossíveis! O que aos seus olhos e dos homens possa parecer sem solução, servimos a um Deus que opera milagres e maravilhas, e está disposto a lhe ajudar!

Deposite a sua confiança em Deus! Veja, quantas maravilhas Ele já operou e continua operando em sua vida, são inúmeras as bençãos do Senhor! Faça um exercício de trazer a memória somente aquilo que lhe traz esperança!

Lembre dos  livramentos, conquistas, coisas que o Senhor operou, e somente Deus poderia resolver àquela questão. Com certeza já veio muitas agora em sua mente!

conclusão

Elaborei neste pequeno texto, um pequeno manual para lhe ajudar à partir de hoje, ter suas orações respondidas, bem como, orar a Deus com sinceridade, exaltação e manter uma vida de oração diariamente.

Viva uma vida de comunhão a Deus, seja um verdadeiro adorador dia após dia e busque orar por você, mas também, em favor de outros.

Nunca se esqueça, Deus está com os ouvidos atentos à sua oração, e a um coração contrito e quebrantado, Ele nunca desprezará. Salmos 51:17

Não se esqueça também de orar pelos seus líderes, governantes e por Israel:

“Orai pela paz de Jerusalém, prosperarão aqueles que te amam.”  Salmos 122:6

Como orar a Deus e ter respostas das orações | Estudo Bíblico
4.3 (86.67%) 3 votes
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

8 Comentários

  1. Samuel

    Muito obrigado pela dica, simples texto mas, muito rico em ideia, vou começar a fazê-lo. Obrigado!

  2. Keli

    Que Deus ouça minha oração estou passando por um momento muito dificil clamo a Deus pela solução que seus ouvidos me escutem e esse período passe logo quero tranquilidade e oração.

  3. Ana Paula

    Estou no verdadeiro deserto, olho pra todos os lados e não vejo solução ,mais creio sim,. No poder de Deus na sua misericórdia.. lendo esse testo talvez minhas orações tenha sido erradas e egoístas 🤔😅

  4. Rose

    Amei me ajudou muito obrigado

  5. Deus conhece a intenção do nosso coração irmã Ana Paula, às vezes existem situações que não conseguimos orar por estar passando por tamanha aflição e dificuldade, mas o Espírito Santo de Deus, intercede junto ao Pai com gemidos inexprimíveis. Haverá momentos, que nossas orações serão apenas lágrimas, mas Deus as recebe e conforta o nosso coração. Fique firme e confie no Senhor, esta prova vai passar!

  6. Daniele

    Que Deus atenda meus pedidos conforme sua vontade, estou passando por momentos de muita dor emocional. Só o Pai sabe como meu coração está angustiado. Tem momentos que da vontade até de fazer coisas erradas na vida, mas Deus nos dá um tempo para tudo , estou aguardando o tempo dele. Orem por mim .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *