Blog de estudos bíblicos, teologia e mensagens de edificação para jovens e adultos que desejam conhecer mais a bíblia.

Mente vazia é oficina do diabo? Pecado de Davi e Bateseba

Posted by:

|

On:

|

O termo é um dito popular, não está na bíblia. Porém, é muito proveitoso para nós cristãos e concorda facilmente com outros versículos bíblicos.

A referência para base, é a passagem bíblica que conta sobre o pecado de Davi e Bateseba. Muitos problemas poderiam ser evitados se não fossem escolhas erradas que nasceram em pensamentos inadequados.

Apresentarei aqui, os motivos pelos quais você precisa cultivar a sua mente nas coisas que são de cima. Isso fará com que haja uma saúde mental espiritual, e você consiga vencer as tentações.

O exemplo do rei Davi

Precisamos ter o hábito de nos manter ocupados à todo instante. A mente funciona como oficina do diabo, quando esta vazia, sem ocupação alguma.

É daí que surgem os maus pensamentos, porém, podemos resistí-los e não cairmos em tentações. Um exemplo muito claro, foi o rei Davi.

Que apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, se permitiu ficar ocioso no seu palácio, enquanto seus homens estavam em peleja no campo de batalha.

Isto fez com que ele cometesse um grave pecado de adultério, além ainda, de provocar um assassinato de um dos melhores e fiéis de seus homens, Urias.

3 pontos que o rei não vigiou

Toda a história de Davi e Bateseba, se passa em 2 Samuel 11:1-12:25. Destaquei aqui um estudo bíblico, bem como, um alerta para todos os cristãos, jovens e também os mais antigos da fé.

Mesmo que um resumo, conta a história completa, mas salienta ainda o tema em questão: as consequências de uma mente ociosa, a qual pode se tornar uma oficina e um campo aberto para ação maligna.

mente vazia e o pecado de davi e bateseba

Veja agora, três pontos que Davi deixou de observar, onde o mesmo foi conduzido à derrota! E veja com estes exemplos, como deixar a mente ocupada pode ser um fator determinante de vitória na vida do cristão.

O espaço entre a vitória e a derrota é muito pequeno, e o campo de batalha mental será o fator decisivo para você vencer suas guerras em Deus, observe.

1 – O descanso de Davi

O que Davi estava fazendo no seu palácio enquanto os seus homens guerreavam? Ele sempre foi um homem de guerra e uma inspiração para os seus soldados.

Permitiu-se um descanso quando na verdade devia estar lutando! Não é assim como a gente faz muitas vezes?

Mesmo sabendo dos perigos e lutas que enfrentamos, permitimos muitas vezes descansar ao invés de lutar! Esse descanso, não é do corpo físico, e sim espiritual!

Grandes batalhas travadas no mundo espiritual, só são vencidas com jejum e oração, além de mantermos uma leitura diária da Palavra de Deus, onde buscamos o seu conhecimento e crescimento.

Sem percebermos, vamos perdendo terreno no campo de batalha enquanto dormimos espiritualmente. A palavra de Deus nos alerta: “Desperta tu que dormes, levanta dentre os mortos e Cristo te resplandecerá sobre a tua pessoa.” Ef 5:14

Devemos nos despertar para a batalha, pois diferente das guerras no mundo físico, as espirituais nunca cessam, devemos orar e vigiar constantemente.

Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. Mt 26:41

2- A mente vazia foi uma oficina de atuação do diabo

Enquanto ocioso e vagando pelos corredores de seu palácio, eis que o rei observa Bateseba, mulher de Urias se banhando. Sua casa ficava próxima ao palácio do rei.

Davi, mesmo que em seu palácio, se estivesse orando e buscando ao Senhor, não se permitiria à cobiçar a mulher de seu próximo.

Foi tentado, não resistiu ao diabo, e logo sua mente foi tomada por um plano de tomar à Bate-Seba por esposa. Mesmo como rei, possuindo o poder de escolher qualquer uma de suas concubinas, antes preferiu uma mulher casada.

Esta por sua vez, teve que se submeter à uma ordem de seu rei, sendo conduzida também à traição e adultério que estava guerreando.

O pecado nos leva à atitudes desastrosas! Devemos tomar cuidado quando somos tentados, pois a palavra nos ensina que são nas áreas que mais somos tendenciosos à pecar. Tg 4:7

Se somos fracos em determinada área de nossas vidas e sabemos de disso, devemos não tentar à nossa carne, fugir para bem longe daquilo que é nossa maior fraqueza e nos afasta de Deus.

3- A arquitetura mental para encobrir o pecado

À fim de tentar encobrir seu pecado, Davi arquitetou um plano terrível! Mandou chamar Urias do campo de batalha, e pediu que fosse para sua casa afim de estar com sua esposa.

A intenção era que indo até lá, Urias se deitaria com Bateseba, e o filho que ela estava esperando de Davi seria dado como de Urias.

Porém, este recusou-se ir até a sua casa, tendo a consciência de que não poderia desfrutar desse privilégio, pois seus irmãos estavam em guerra, era algo desonroso para ele.

“E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.” 2 Samuel 11:11

Urias era um soldado fiel à Davi! Era um soldado exemplar e não se permitiu estar com sua esposa, mesmo com saudades dela. Pois assim, estaria honrando seus companheiros de guerra e ao rei.

Consumação do plano

Davi vendo que seu plano deu errado, deu ordens para que Urias voltasse para a guerra, e que posto na linha de frente do campo de batalha.

Onde veio à ser morto, e assim, o rei achou que finalmente colocou um ponto final na sua arquitetura pecaminosa, que nasceu com sua mente vazia naquele momento, ociosidade.

É notório que, o rei Davi passava por uma fase de esfriamento espiritual neste momento. Mesmo tendo muitas experiências com Deus em sua vida e ter visto grandes vitórias de Israel com o Senhor.

Prestemos bastante atenção neste detalhe! Geralmente, após os momentos de grandes bençãos e vitórias, é onde mais relaxamos na nossa comunhão com Deus.

As consequências de uma mente desocupada

Davi teve duras consequências por seus atos, tendo além de seu filho morto (o que esperava Bate-Seba), a mão do Senhor lhe pesou muito por conta de seu pecado.

O profeta Natan trouxe-lhe um recado muito duro de Deus, após uma parábola que lhe apresentou sobre um homem rico que tomou a única cordeira de um homem pobre (2 Samuel capítulo 12).

Mesmo se arrependendo e confiando na misericórdia de Deus, colheu as consequências de seus pecados. E tudo poderia ser evitado se ele resistisse à tentação que nasceu através de seus pensamentos.

Ensinamentos para nós nos dias de hoje

Em todo o instante, Satanás nos lançará oportunidades para desviarmos dos propósitos que Deus tem para nossas vidas. Ele não sonda os pensamentos, só Deus conhece o que o homem pensa.

Porém, o inimigo observa tendências pecaminosas em nós, daí investe forte nessas áreas à fim de que venhamos cair em tentação. Neste momento, a guerra começa dentro de nossas cabeças.

Somos tentados dentro dos desejos carnais que possuímos, as nossas concupiscências. A Palavra do Senhor nos ensina à fugir do pecado, nos sujeitando ao Senhor e resistindo ao diabo, que ele fugirá de nós. Tiago 4:7

Veja agora em Tiago 1:14-15, o que nos diz a Palavra do Senhor sobre a concepção do pecado:

“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. Deus nos gerou para abençoar.” 

Existe um espaço entre os maus pensamentos vindos, a ocupação de nossos corações, e ainda a ação. O ato consumado! Dá tempo para resistir! Se não forças, clame ao Senhor!

Outro trecho ainda, nos ensina que para cultivarmos os bons pensamentos e não deixarmos que nossa mente seja oficina do diabo, devemos ocupá-la com as coisas que são de cima, veja:

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Colossenses 3:2

Em outra passagem bíblica, vemos uma recomendação do apóstolo Paulo para ocupar nossa mente com coisas que valem a pena, veja:

“Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

Aplique-se ao conhecimento bíblico, vai estudar! Aprender a tocar um instrumento musical para louvar ao Senhor, cursar teologia!

Hoje em dia existem ótimos cursos online, ideal para pessoas que não tem muito tempo para frequentar cursos presenciais e nem condições financeiras para custear cursos caros! Veja um exemplo:

  • Curso de Teologia Online
  • Curso de Teclado Online para tocar na Igreja
  • Curso de Violão Gospel Para louvar

A Palavra ainda nos orienta a cultivarmos um crescimento intelectual e espiritual em Deus, tendo a direção do Senhor para a sua vontade, que é perfeita! Observe:

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Vigiemos e oremos irmãos a todo instante! Não vamos nos permitir um descanso durante a guerra, nosso descanso não está aqui, sim na glória!

Enquanto estamos neste mundo, devemos estar alerta à todo instante, sendo simples como uma pomba, mas prudentes como uma serpente. Mateus 10:16

O inimigo nunca descansa em fazer o mal, e sabe que muitas batalhas são decidas no campo da mente, então, não dê brechas para ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *