Blog de estudos bíblicos, teologia e mensagens de edificação para jovens e adultos que desejam conhecer mais a bíblia.

Qual a verdadeira missão da igreja evangélica no mundo

Posted by:

|

On:

|

Durante todo o tempo que Jesus Cristo esteve aqui na terra, ele nos deixou muitos ensinamentos, e demonstrou ao mundo a sua maior missão através do seu grande amor por nós, que era libertar e salvar a humanidade.

Aos seus discípulos, foi dada a missão de continuar a espalhar este amor, como também fazer novos discípulos, a igreja.

Nos dias atuais, é possível notar, que a igreja de Cristo vem perdendo o seu maior foco, no que se diz respeito à sua principal tarefa, que é anunciar ao mundo o grande amor de Deus. Marcos 16: 15-16.

É verdade sim, que mundo afora, as igrejas estão cada vez mais lotadas. Mas o evangelho genuíno da Palavra, tem sido verdadeiramente pregado?

Temos ensinado a essas pessoas sobre o Reino de Deus e a sua justiça?

Anunciando o evangelho

Após Jesus ressuscitar, ele aparece aos seus discípulos e lhes dá esta ordenança: Marcos 16: 15Ide por tudo mundo , pregai o evangelho a toda criatura”. No versículo 16: “ Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado.”

O IDE, faz referência a uma das 3 ordenanças de Jesus, que Ele deixou para a sua igreja. Não temos dúvida, que a principal missão da igreja é anunciar o evangelho a toda humanidade.

Espalhar este amor, que um dia nos comprou com seu precioso sangue. Isto, por mais que seja uma ordenança, isso repercute naturalmente num cristão convertido.

Temos visto o número de cristãos aumentarem cada vez mais, principalmente no Brasil. Porém, nos intriga o fato de tantas pessoas se declararem cristãos mas não vemos uma transformação de vida.

Tem lugares que tem por exemplo umas cinco denominações na mesma rua! E ainda assim, vemos crimes, pessoas sem amparos sociais, criminialidade e falta de educação.

Uma igreja que se compromete com a causa de Cristo também é uma igreja que se preocupa com as questões sociais de sua região e cidade. É o evangelho como prática de vida e uma igreja preocupada com a sua comunidade.

Temos pregado o evangelho de verdade?

A maior marca do evangelho numa sociedade é a transformação. Pessoas transformadas pelo evangelho resultará numa sociedade mais honesta, justa e sem corrupção.

Será que temos pregado o verdadeiro evangelho que fala de arrependimento dos pecados e uma transformada? Ou nossos cultos são recheados de mensagens antropocêntricas?

Que colocam o homem no centro de tudo em busca de satisfação, prazer e prosperidade. Enquanto o evangelho de Cristo fala sobre renúncia, carregar a cada dia sua cruz.

Negar a si mesmo, suas vontades e tornar-se uma nova criatura. A falta de pregar princípios básicos da conversão de um perdido tem feito da igreja um lugar de entretenimento.

Onde muitas vezes nos reunimos como consumidores esperando sempre uma boa música e pregações que nos agradam, e não nos preparamos para ir ao culto adorar a Deus com nossos irmãos.

Não se fala de céu, inferno ou alguma palavra que confronte o pecado. Pois, existe um temor de perder plateia e as pessoas não irem mais ao culto.

A verdadeira missão da igreja em pregar o evangelho genuíno tem resultado numa igreja imatura e carente emocional de pregações e líderes coachs que elevam o ego humano e saciam seus ouvidos.

A imaturidade de um povo leva ao esgotamento de prazer e busca por inovação constante, enquanto a mensagem da cruz transforma diariamente o cristão levando-o ao arrependimento, gratidão, contentamento pela salvação e testemunho de vida.

O testemunho pessoal

Pela graça que nos foi dada, recebemos paz e alegria em nossos corações. Nosso modo de agir e pensar, vão mudando na proporção em que conhecemos ao Senhor Jesus. O primeiro anúncio que damos ao mundo, é o nosso testemunho de vida!

Nada substitui o bom exemplo. Há uma mudança real que é gerada em nós, vinda de dentro para fora, quando nos permitimos que o Pai mude nosso interior.

Nada adiantará pregarmos evangelho somente com palavras, se não nos convertermos de coração, com nossas atitudes. Se possuirmos um coração sincero e arrependido, o Espírito do Senhor nos conduzirá diariamente ao processo de santificação.

O que nos permitirá, ser conduzidos pelo próprio Espírito de Deus em nossas palavras, quando estivermos diante dos homens. E não somente isto, mas avançando em graça e conhecimento, para anunciarmos com ousadia as boas novas do evangelho da paz.

O amor ao próximo

A bíblia diz em 1João 4:20, que “como dizemos que amamos a Deus a quem não vemos, e não amamos ao nosso próximo a quem vemos.”

Em outra passagem, Gálatas 5:14 parte b: “amarás pois ao teu próximo como a ti mesmo“. Amar o próximo como a mim mesmo, significa, fazer por ele, como se estivesse fazendo pra mim mesmo.

Será que conseguimos fazer isso? Ter empatia pelo próximo, se importar com a dor outro tem sido algo cada vez mais escasso nos últimos dias.

É cada um cuidando do seu próprio umbigo! Mas isso não revela a verdadeira missão da igreja nem do evangelho de Cristo.

A insensibilidade é resultante da comida que somos alimentados dos púlpitos de nossas igrejas, onde não somos ensinados a ajudar os irmãos que estejam passando por necessidades. Uma triste realidade…

Sejam elas emocionais, financeiras ou qualquer forma de apoio. Precisamos voltar aos costumes da igreja primitiva onde uns repartiam com os outros.

A Palavra de Deus certa nos alerta sobre a verdeira religião pra quem se julga religioso em Tiago 1:27:

“A pura e verdadeira religião diante de Deus, nosso Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas dificuldades e afastar-se da corrupção do mundo.”

Para quem está passando por algum deserto da vida, às vezes um abraço já ajuda muito! O que dirá ajudar com uma cesta básica e financeira quem precisa!

Tem pessoas muitas vezes ao nosso lado passando necessidades e não enxergamos, como ainda julgamos como falta de fé, pecado e tratamento de Deus com aquela pessoa.

O pequeno grupo, célula, GC, torna-se essencial para essa ajuda comunitária que muitas vezes o pastor não consegue ver devido às demandas ministeriais.

Temos a missão de cuidar um dos outros e ajudar-nos na obra de Deus. De nada valerá, buscar estar na igreja todos os dias, se desconsidero os problemas e aflições que vive o nosso próximo.

Não nos conformar com este mundo

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” Romanos 12:2

Não podemos tomar a forma do mundo. E se, buscarmos fazer a diferença indo na contramão do mundo e seu sistema, é certo que sofreremos perseguições.

Tudo neste mundo tenta nos parar à todo instante. Perseguições, tentações, dificuldades e opressões. Precisamos lembrar que não somos daqui, estamos de passagem neste mundo.

Então, diante das dificuldades desta vida, devemos sempre olhar além delas. Entender que a nossa missão não pode parar por nada que está aparente aos nossos olhos .

Precisamos ter olhos espirituais pra enxergar além dos problemas e dificuldades, uma visão de fé à todo instante.

Renovação do nosso entendimento, está ligado tanto ao conhecimento em Deus, como também, tomar posturas de um agente (canal) de Deus nesta terra.

Nada pode parar a nossa missão de ganhar almas! A igreja de Cristo tem uma grande obra a fazer nesta terra.

Nada, tristezas ou qualquer sentimento contrários à vontade de Deus, podem impedir a nossa caminhada rumo ao céu.

Como em música famosa do Diante do Trono, na canção Me Ama, em um trecho diz: “eu não tenho tempo pra perder com ressentimentos”…

Pode acontecer, das maiores dificuldades não encontrarmos aqui no mundo, e sim, dentro da própria igreja.

Diante do que possa ocorrer, você não tem tempo para perder com essas coisas que querem te parar! Você tem um um chamado!

Compreendendo a “visão” da sua congregação

Compreender a “visão” da sua igreja é muito importante para cooperar com a congregação local, ou mesmo buscar ao Senhor em oração para entender a sua vontade e chamado para missão que Deus tenha de forma individual para você.

Porém, é necessário discernir o tempo e o modo para que as coisas aconteçam de forma saudável, isso faz parte do processo. Nunca desacate sua liderança ou pastor, eles são pessoas separadas por Deus para te ajudar.

Espere o tempo pra todas as coisas virem a ser realizar em sua vida. Seja fiel, se sua vontade é pregar a Palavra, como disse acima, o seu exemplo de vida e amor ao próximo já pregam por você.

Com certeza, o seu líder já te observa, e está buscando em Deus, pessoas separadas por Ele, para o ajudar no ministério. Mas esteja submisso em honra e humildade à sua liderança.

A missão da igreja começa no nosso coração

Muitos querem o palco ou algo que fique em evidência diante dos homens, mas Deus sonda os coração e intenções. Comece ajudando e sendo voluntário onde muitos não são.

Descanse em Deus! Na obra do Senhor, há muita coisa à fazer. Faça com amor e zelo tudo o que vier em suas mãos. A missão da igreja de Cristo começa em um coração humilde e voluntário.

Você não pode às vezes estar no púlpito pregando, mas, se de alguma forma você está ajudando no Reino, sinta-se também participante das almas que se rendem ao Senhor.

Enquanto ainda ninguém te vê, vai se consagrando ao Senhor, estudando sua Palavra, capacita-se em cursos edificantes para exercer o seu chamado quando chegar o tempo certo.

Ter dons e talentos é muito proveitoso no Reino de Deus, mas antes de “o que fazer”, Deus nos quer!

Ele quer o nosso coração e que sejamos filhos obedientes e tementes a Ele para não nos corrompermos com elogios e nem recebermos a glória que é devida somente a Ele.

Há uma carreira proposta para nós! Onde no final, iremos dizer como o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Você trabalha pra Deus meu irmão! Seja obediente à sua liderança, sofra se for preciso por amor a Deus, e não deixe problema ou dificuldade alguma te tirar do foco, da sua missão: Ganhar almas pra Jesus e conhecer a cada dia mais o Senhor!

Essa deve ser a verdadeira missão da igreja de Cristo! Que Deus nos abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *